segunda-feira, 22 de setembro de 2008

7 provas que as LINGUAS cessaram [PARTE 04]

6) Prova pela LINGÜÍSTICA:

Todos os lingüistas concordam que a esmagadora maioria dos fenômenos gravados e analisados NÃO apresenta um número suficiente de características de uma língua para serem aceitos como tais. (Ver, por exemplo, William J. Samarim, "Tongues of Men and Angels: The Religious Language of Pentecostalism", 1972, caps 4-6).

Toda língua, por mais pobre e rudimentar que seja, tem pelo menos algumas centenas de fonemas, e um fonema pode se seguir a outro de dezenas de milhares ou centenas de milhares de maneiras diferentes. Mas cada imitação do dom de línguas que tem sido gravada e analisada, hoje, raramente tem mais de uns 10 fonemas em umas 20 combinações!!! Por exemplo, os fonemas da "oração" abaixo (copiei-a de bom artigo do meu amigo, Pr. Sebastião Tenório) podem se repetir por 1 hora, sem quase nenhuma variação sequer de combinações:
"lachér radamicaia,
lachár micaia,
lachár midicaia,
natúr chamamadicher,
nadár micher,
racár damaracher,
racár ladamaracher,
radacár micher,
rita canta chamanducaia,
rita canta chamamalari."

Pura algaravia! Mera "linguagem" confusa e ininteligível (como de retardados mentais, surdos mudos, ou crianças, todos que nunca aprenderam a falar). Puro ruído, puro palrear sem sentido.

7) Prova por ACAREAÇÃO:

Nunca gravações escolhidas aleatoriamente foram levadas a dois intérpretes (escolhidos aleatoriamente e mantidos em isolamento) e resultaram em traduções mesmo remotamente semelhantes!!!
Os dois casos supracitados (do seminarista recitando Salmo 23 em Hebraico, e do demônio possuindo o médium Pentecostal e blasfemando de Cristo em dialeto de um seminarista índio presente) poderiam ser traduzidos igualmente por tradutores independentes... Mas que vergonha trariam, um caso foi de falsificação, o outro de demônio falando o antibíblico!

Um comentário:

  1. bom dia rapaz fui criado na igreja assembleia de deus,e sempre fui ensinado assim no dom de linguas.depois de casado me converti de verdade ao senhor,diferente de antes que nao parava na igreja, dentro de uma reunião de santa ceia,quando estavam todos de joelhos orando e agradecendo a deus,meu coraçao começou a se encher de alegria, e então sem eu querer começei a falar em outras linguas, minha boca foi tomada de uma forma sobrenatural,eu transmitia tudo aquilo que eu sentia no meu coraçao, pois por palavras nao davam.
    mas aquela linguaguem nao podia ser do diabo que muitos dizem hoje? e diz que cessaram as linguas?
    então provem pra mim aquela experiencia é do diabo ou de DEUS! pois sai daquele culto com uma felicidade indescritivel,e como se tivesse flutuando sobre as nuvens? vcs podem me dizer sobre isto? valeu fica na paz

    ResponderExcluir