quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

A TRISTE PEREGRINAÇÃO DOS QUE SE AFASTAM DE DEUS

Lucas 22.54 a 62

Era o dia mais sombrio da vida terrena de Jesus. No Getsêmani, Jesus pode sentir, antecipadamente o gosto amargo da morte. O Evangelho mostra com muita clareza o sofrimento de Jesus. Os três discípulos que foram orar com Jesus dormiram. Judas, chegou à frente da multidão que veio acompanhar a prisão de Jesus, e com um beijo, o entregou para ser preso. É neste momento que Pedro entra em cena, e começaram a se delinear os passos mais tristes da jornada deste discípulo.

É sobre Pedro e sua postura, que queremos refletir nesta oportunidade. Meus irmãos, a Bíblia fala que a vida cristã é um caminhar, uma peregrinação. Jesus é o caminho que nos propomos a andar, e esta trajetória de forma alguma é tortuosa, ou irregular. Mas, como estava a trajetória de Pedro naquele dia? Ele estava como que descendo degraus, como que andando pra trás, e caminhando cada vez mais para longe de Jesus. Chamo a atenção dos irmãos, para o fato de que muitos começaram a se desviar do Evangelho sem perceber, aos poucos. A queda espiritual começa pelas pequenas atitudes. Então vamos observar os passos de Pedro naquele dia, e vamos também sondar nossa caminhada cristã.

1) Pedro segue Jesus de Longe (vs. 54 c) - ali estava um discípulo com medo de assumir publicamente seu compromisso com Cristo; de honrar sua própria palavra de ir até o fim, até à morte com Jesus. Quero alertar aos irmãos, que este "seguir de longe" não acontece por um acaso. Tudo começa pelo desânimo, pelo descanso "fora de hora" (vs. 45 e 46), pela apatia, indiferença, pela falta de compromisso. Infelizmente muitos cristãos hoje seguem Jesus de longe, seguem a Cristo sem conhecê-lo profundamente. Alguém disse que "as igrejas estão cheias de pessoas vazias de Deus". Segue de longe quem não tem prazer na oração, na leitura da Palavra de Deus, em congregar, participar da ceia do Senhor, quem esconde talentos, e quem não se compromete inteiramente com o senhorio de Cristo.

2) Pedro assenta-se na roda dos escarnecedores (vs. 55) - assim também acontece com a trajetória de muitos crentes - começam a seguir Jesus de longe e dão mais um triste passo, quando se unem àqueles que desonram a causa de Cristo, e começam a praticar atos de impiedade, afastando assim de Deus e de uma vida santa.

3) Pedro não pode fugir da marca de Cristo (Vs. 56, 58 e 59) - os próprios escarnecedores começaram a cobrar de Pedro um posicionamento. Irmão, quem é de Cristo está marcado; não adianta querer se misturar com aqueles que não temem a Deus, porque os próprios ímpios começam a cobrar e dizer: "você não é crente, o que está fazendo aqui?". Querido, o Espírito Santo de Deus também usa a boca de um ímpio pra falar com você...

4) Pedro cede à tentação e começa a negar ao Senhor (Vs. 57, 58 e 60) - quem está nesta trajetória, ainda que não possa fugir da marca de Cristo, é terrivelmente tentado por aquele que o quer destruir, o roubar de Cristo; e na maioria das vezes cede às pressões e nega a sua fé, nega a sua vida cristã, nega ao seu próprio Salvador com suas atitudes. Que coisa triste, um crente negando a Jesus...

5) Pedro é alvo do olhar profundo e constrangedor do Senhor (Vs. 61 a) - a pessoa que está nesta triste trajetória sabe que "os olhos do Senhor estão sobre toda a terra", que não tem como fugir do Senhor (Salmo 139). Podemos imaginar que, o mais constrangedor para Pedro, foi que, aquele olhar de Jesus, de forma alguma foi de cobrança, ou de condenação, ou raiva; mas foi um olhar amoroso, perdoador. Isto constrange, mas também quebranta.

6) Pedro lembra-se da palavra de Jesus (vs. 61) - quantas vezes esta pessoa que está se afastando de Jesus, começa a lembrar-se, por exemplo, dos conselhos dos pais, da fé dos avós, de porções da Palavra de Deus. Quantas vezes conceitos e valores vêm à mente... é o Espírito de Deus ministrando: "tenho contra ti, que abandonaste o teu primeiro amor; lembra-te pois de onde caíste e volta à prática das primeiras obras" (Ap. 2. 4- 5).

7) Pedro chora amargamente (vs. 62) - quero concluir lembrando aos leitores que a Palavra de Deus sempre nos apresenta duas opções, por exemplo, vida ou morte, caminho estreito ou largo, luz ou trevas, etc. Da mesma forma, para quem está nesta triste trajetória, para quem está a um passo de desviar-se do Evangelho, só há duas opções: chorar amargamente no fundo do poço de tristeza, de remorso, sob as chicotadas do diabo, OU chorar amargamente na presença daquele que te ama, quer te restaurar, e quer transformar o teu coração. A decisão é tua ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário