quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

"DEIXAR E SEGUIR" – PROJETO DE VIDA DO DISCÍPULO

Leia Marcos 1.16 a 20. O texto inicia, indicando um lugar específico: "caminhando Jesus junto ao mar da Galiléia". É muito interessante notarmos que a indicação de um lugar na Bíblia tem grande valor. Galiléia era uma região habitada em grande parte por estrangeiros, área pouco nobre... Foi também o lugar onde Jesus iniciou seu ministério... A vocação, o chamado dos discípulos se deu num lugar específico.

Irmãos, o nosso chamado ministerial também se deu num lugar específico: Bairro Camurupim. Lembrem-se das noites de Sexta Feira de 2001, começamos nossas reuniões num local muito simples, numa pequena varanda, onde ouvimos a seguinte palavra profética: "ninguém deve desprezar o dia dos humildes começos... um pequeno começo, um tremendo resultado...".

Nos vs. 16 e 20 está registrado que Jesus viu os irmãos Simão e André, e pouco mais adiante, Tiago e João, ou seja, no meio de tantos homens que estavam naquela praia, Jesus viu e chamou pessoas específicas, que trabalhavam em suas ocupações. Neste lugar específicos que fomos plantados, Deus tem visto, chamado, vocacionado e capacitado pessoas específicas: EU E VOCÊ – pessoas simples, trabalhadoras, batalhadoras, mas que têm entendido que "somos uma comunidade de serviço, e não de consumo".

Vs. 17 – "Disse-lhes JESUS" – esta é uma voz específica. No meio de tantas vozes, ruídos, interferências, aquelas pessoas específicas ouviram a doce voz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Irmãos, continua sendo assim: devemos estar atentos à voz de Jesus, para que "outras vozes", como por exemplo, a voz dos ventos de doutrinas, do "evangelho" distorcido, do ego, mas também da apatia, indiferença, falta de compromisso, não falem mais alto dentro do nosso coração.

Ainda no vs. 17 encontramos um convite específico: "VINDE APÓS MIM". Do ponto de vista do "mundo", e de até alguns Cristãos, a franqueza de Cristo em chamar as pessoas para segui-lo parece exagerada; porém Jesus nunca diluiu seu padrão para agradar a ninguém. Continua sendo assim – a voz de Jesus sempre traz um convite, um chamado para o discipulado, para uma entrega absoluta, pois na vida cristã não pode haver meios termos.

Finalmente, podemos dizer que naquele lugar específico, aquelas pessoas específicas, que através de uma voz específica, ouviram um convite específico, deram UMA RESPOSTA ESPECÍFICA: "deixaram tudo e seguiram após Jesus" (vs. 18 e 20). O que significa "deixar e seguir"? Significa obedecer, disponibilidade, responsabilidade, compromisso sério com Deus, consagração total sem reservas, busca de santidade (este "deixar" tem implicações sérias e profundas), e vida no altar de Deus.

Irmãos, este é o nosso desafio; este deve ser o nosso projeto. Deus nos plantou neste lugar, e aqui devemos florescer e frutificar, para honra e glória do nome do nosso Deus. Porém, a resposta específica, somente você pode dar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário