quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

A DISCIPLINA DOS HORÁRIOS

“Portanto vede prudentemente como andais, não como néscios, e, sim, como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus” (Ef. 5.15,16).

Andar de modo prudente é aproveitar as oportunidades (Cl. 4.5), sabendo que o tempo é de Deus para ser empregado da melhor maneira possível (mordomia do tempo). Aprendemos na Palavra, que Deus nos socorre no tempo certo, e que Ele nunca se atrasa: “Não retarda o Senhor a Sua promessa...”. Então, como filhos que imitam o Pai, deveríamos aprender também a não retardar as nossas promessas, e também a não nos atrasar em nossos compromissos.

Um outro argumento que uso para tratar desse tema, e isso me deixa muito à vontade, é que o Metodismo histórico reconhece a importância da disciplina pessoal e comunitária, como nossa expressão do nosso amor a Deus e ao próximo.

Chegar no horário marcado, evitar os atrasos, deve ser exercitado por todos nós. No livro “O Monge e o Executivo” (James C. Hunter), encontramos o seguinte texto: Quais mensagens são transmitidas quando uma pessoa se atrasa? “Uma, é que o tempo dela é mais importante do que o meu; atrasar-se também transmite a mensagem de que eu não devo ser muito importante para a pessoa, porque ela certamente seria pontual com alguém que ela achasse importante; e finalmente, atrasar-se é um comportamento extremamente desrespeitoso e, pior, cria hábito”.
Reflita comigo irmão, há muitas situações em que o atraso não é permitido. Por exemplo: chegar atrasado no teatro depois que o espetáculo já começou, é uma falta de respeito com os atores; além de tirar a concentração dos mesmos e dispersar a atenção da platéia. O ônibus sai na hora marcada, da mesma forma um concerto musical, o filme no cinema começa exatamente na hora pré-determinada. Ninguém tem a permissão de atrasar numa audiência, ou numa entrevista de emprego. Diante destas constatações surge-nos uma grande questão: Porque na casa de Deus não demonstramos o mesmo respeito, a mesma pontualidade? Por que algumas pessoas criaram o mal hábito de constantemente chegar atrasadas nas nossas reuniões? E o pior, tem algumas que, além de chegar atrasadas, também saem antes da reunião terminar. O que está acontecendo com a Igreja de Jesus?

Concluo fazendo algumas considerações. A primeira, para aqueles que dizem: “Sou contra este tipo de disciplina”. Para estes apenas digo: lembre-se disto quando chegar atrasado no vestibular e for reprovado, chegar atrasado no emprego e for demitido, ou quando você precisar de um atendimento de emergência e seu médico chegar atrasado... A segunda, para aqueles que reconhecem que necessitam de mais disciplina nesta área: acabe com o mal hábito de não oferecer resistência, de ficar abrindo exceções, porque o hábito de sempre chegar atrasado é fortalecido pelas freqüentes repetições; se for preciso adquira um despertador, passe a usar e trabalhar melhor os seus agendamentos, ou peça ajuda para alguém mais próximo que seja disciplinado. Finalmente, considero também, que imprevistos e empecilhos de última hora também ocorrem, e isto nos leva a impontualidade. Neste caso, tenho uma palavra de ânimo para você: não deixe de congregar como é o costume de alguns (Hb. 10.25); meu irmão, chegue atrasado, mas não deixe de vir ao templo, não perca a oportunidade de adorar a Deus, de ser ministrado por Ele, de rever os irmãos queridos. Não use o atraso imprevisto como desculpas. Chegue para o “amém”, mas não falte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário