segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

O QUE TENHO, ISSO TE DOU

Atos 3:1-10

O texto narra uma das curas milagrosas mais conhecidas da Bíblia: Pedro e João subiam ao templo para a oração da hora nona. Diariamente era colocado ali um homem coxo de nascença, que naquele dia, através dos apóstolos, em nome de Jesus foi curado. Este episódio incrível, maravilhoso, inspira a nós, discípulos e Igreja de Jesus, pelo menos 05 lições:

1 - A Igreja precisa ser mais atenta ao contexto em seu redor.
Diz o vs. 2 que diariamente um homem coxo de nascença era colocado à porta do templo. Podemos imaginar que algumas pessoas religiosas que ali passavam, se comoviam a ponto de dar-lhe algumas esmolas. Mas, ninguém, senão Pedro e João, atentou para a real necessidade daquele homem, que era bem maior do que receber algumas moedas.

Os perdidos, os "coxos espirituais" muitas vezes estão à porta da igreja, sem que sejam notados. Isto significa que não temos sido atenciosos ao contexto social, político e espiritual em que vivemos...

Como tem sido difícil tirar os olhos de nós mesmos, dos nossos problemas e necessidades pessoais...

2 - A Igreja deve ser capaz de atrair a atenção vs. 4:
"Pedro fitando-o juntamente com João disse: olha para nós". Tragicamente, a Igreja hoje tem se limitado a dizer: não olhe para nós, olhe somente para Jesus. Sinceramente irmãos, não vejo base bíblica para esta afirmação; porque quando dizemos aos "coxos espirituais" - olhem para nós, cumprimos nossa missão de sermos sal, luz e bom perfume de Cristo. Isto é testemunhar... Precisamos, queridos, de mais transparência e integridade.

3 - A Igreja precisa descobrir as prioridades da missão vs. 6a.
"Não possuo nem prata nem ouro". Não havia nada de errado em os apóstolos terem algumas moedas e dá-las aquele homem, mas eles sabiam que esta não era a prioridade de Deus, não era o essencial. Precisamos de discernimento espiritual para saber o que é mais importante na missão...

4 - A Igreja deve ser ministra do que Deus lhe deu vs. 6b.
"... mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda! A Igreja tem o poder de Jesus:" "Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra". A Igreja já foi enviada: "Ide por todo o mundo e fazei discípulos de todas as nações". A Igreja tem a promessa: "E eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos". Ao conhecer e vivenciar o poder do Nome sobre todos os nomes, a Igreja pode profetizar vida, bênçãos, cura, libertação...

5 - A Igreja deve ser capaz de agir com misericórdia; de estender as mãos vs. 7.
"E tomando-o pela mão direita, o levantou...". Irmãos, sem misericórdia, sem amor, profetizar, orar, operar milagres, não passa de um ato mecânico, frio, sem sentido (1Co 13). Pedro conhecia o poder do Nome, mas também foi capaz de estender as mãos, de segurar o vacilante, de levantar àquele que estava caído.

Um comentário:

  1. muito bom irmão,seu ponto de vista à respeito das igrejas é fato.Deus permaneça abençoando-o,abrindo tua mente e coração para entendimento da Palavra da verdade,amém!

    ResponderExcluir