quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Desculpa, Chico Xavier!

ESSE TEXTO EU COPIEI DO BLOG DE MEU AMIGO MARCELO LEMOS. ACHEI INTERESSANTE PARA CONCLUIR A SÉRIE DE POSTAGENS SOBRE O ESPIRITISMO.

CONFIRAM OUTRAS POSTAGENS SOBRE
O TEMA EM (PARTE 1), (PARTE 2) e (PARTE 3).

= = = = = = = = = = = = = = =
Desculpa Chico, mas você não era cristão!

Uma grande controvérsia tem movimentado os bastidores do Espiritismo no Brasil: Seria Chico Xavier a reencarnação de Allan Kardec, o ‘grande codificador’ de Lyon? De um lado há o grupo que acredita na tese e, de outro, como em toda controvérsia, aqueles que a negam. Entre os grupos, e mesmo dentre eles, estão os moderados que erguem voz para alertar do perigo de perderem o foco com discussão tão inútil.

Virtualmente ignorante à discussão a que nos referimos, a grande massa segue sendo bombardeada com propaganda espírita por todos os lados. A Rede Globo, por exemplo, parece ter escolhido 2010 como o “Ano do Espiritismo” - a começar pela novela ‘Escrito nas Estrelas’, de Elizabeth Jhin, e a estreante mini-série A Cura, de João Emanuel Carneiro, estrelada por Selton Melo. A história, em nove capítulos, com formato de série americana, conta a história de um médico acusado de matar um colega, e que descobre que tem poder de curar as pessoas através de cirurgias espirituais... O autor declarou em entrevista que a história sobre um curandeiro é algo que sempre quis fazer, pois “é uma forma de abordar o sobrenatural de uma forma bem brasileira”.

Nunca a espiritualidade esteve tão em alta, que os cinemas brasileiros não me deixem mentir. O filme “Chico Xavier”, segundo a Folha de S. Paulo, só na semana de estréia, em Abril, arrastou para frente da telona nada menos que 590 mil pessoas. Desde então, mais de 3 milhões de pessoas já assistiram ao filme. Deu um verdadeiro olé em cima do tão aclamado “Lula, filho do Brasil”, que na estréia se contentou com 220 mil espectadores, e ficou muito perto de “Avatar”, superprodução americana, que atingiu perto de 800 mil espectadores na semana de estréia no Brasil.

Seja na tela do cinema, seja na tela da TV, o fato é que o espiritismo anda em alta ultimamente. Sem pesquisar muito, só citando o que podemos lembrar num segundo, ao menos quatro dos mais bem-sucedidos seriados americanos trazem conteúdo espírita: Cold Case; Supernatural, Médium e Ghost Whisperer. A fórmula parece ir tão bem nos índices de audiência que até seriados mais ‘sérios’, como Grey’s Anatomy, andam flertando com o ‘outro mundo’. Na segunda temporada da série, Meredith Grey, personagem principal da história, fica entre a vida e a morte, e numa EQM, experiência de quase morte, encontra-se com inúmeros falecidos, incluindo um grande amor... Seriam as visões de Grey, apenas reações químicas do cérebro inconsciente? Seriam experiências reais com o sobrenatural? Os autores deixam ao telespectador o sabor de julgar.

Ainda que o risco de alguém vir a se tornar espírita por influencia de qualquer destas obras seja questionável, é de bom juízo, e do dever cristão, conhecer mais de perto o que a Doutrina Espírita pretende ensinar. Tal conhecimento não apenas nos protege de contaminação, como também nos serve de ferramenta na hora de comunicar o Evangelho da Graça àqueles que estejam seduzidos, em maior ou menor grau, por tal filosofia religiosa – e não são poucos, como podemos supor pelos dados acima.

Indo direto ao ponto, e sem pedir desculpas pelo que será dito, o Espiritismo é uma filosofia absolutamente anticristã. Certamente vão chover protestos contra esta afirmação, até porque, os espíritas definem-se a si mesmos como “cristãos”. Na verdade, vão ainda mais longe, ao afirmarem que sua filosofia seria uma mais elevada revelação da mensagem de Jesus. Todavia, basta um breve olhar para se perceber o quanto a Doutrina Espírita contradiz a Mensagem do Cristo.

Para provar este ponto, destaco a forma antibíblica como eles se valem do termo “expiação” – o que nos levará diretamente a outro dogma espírita, a reencarnação. Todo cristão sabe – ou deveria saber – que o termo “expiação” vem lá do Antigo Testamento, quando o povo hebreu foi ordenado a oferecer sacrifícios por seus pecados. Havendo cometido pecado, o homem ofertava a Deus um animal inocente que, tendo seu sangue derramado, expiava a ofensa do pecador, tornado este novamente aceitável a Deus.
“E quando o pecado que cometeram for conhecido, então a congregação oferecerá um novilho, por expiação do pecado...” – Levítico 4.14.

O sacrifício de uma vitima inocente realizava a expiação pelo pecado do transgressor. Este é o conceito bíblico de expiação; evidentemente, tal conceito de expiação se aplica a Obra Expiatória realizada pelo Cristo, nosso Senhor e Deus. Tal realidade já se prefigurava desde os tempos proféticos, e é belissimamente sumarizada no poema de Isaías:

“Seguramente Ele tomou sobre Si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre Si; nós O reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho. Porém o Senhor fez cair sobre Ele a iniqüidade de nós todos” – Isaías 53.4-6.

No entanto, nada disso se aplica a teoria espírita sobre a expiação. No espiritismo não existe salvação por Graça, muito pelo contrário, ali a salvação deve ser buscada a duras penas, como recompensa pelas boas ações dos homens. É bem honesta a forma como um dos espíritos guia de Allan Kardec descreve o mundo imaginado pelo Espiritismo: um purgatório! “Quase sempre, na Terra é que fazeis o vosso purgatório e que Deus vos obriga a expiar as vossas faltas” (Livro dos Espíritos, versão digital).

Não existe perdão no Espiritismo, portanto, ali não se fala em Graça Salvadora. O homem, segundo os espíritos guia do kardecismo, não é salvo pela Graça de Cristo, mas por si mesmo. E, neste mundo-purgatório, os homens, através do sofrimento e das boas ações, vão purificando-se, pagando a Deus o que Lhe devem, e alcançando um degrau a mais na evolução espiritual. Mas, como nem sempre dá tempo de pagar todas as dívidas numa única existência, o homem se vê obrigado a reencarnar inúmeras vezes – até que pague o último centavo de sua dívida!

“Um senhor, que tenha sido de grande crueldade para os seus escravos, poderá, por sua vez, tornar-se escravo e sofrer os maus tratos que infligiu a seus semelhantes. Um, que em certa época exerceu o mando, pode, em nova existência, ter que obedecer aos que se curvaram ante a sua vontade. Ser-lhe-á isso uma expiação, que Deus lhe imponha, se ele abusou do seu poder. Também um bom Espírito pode querer encarnar no seio daquelas raças, ocupando posição influente, para fazê-las progredir. Em tal caso, desempenha uma missão” Livro dos Espíritos, versão digital

O Espiritismo não é cristão!

Cristo, a Vítima Inocente, é quem realizou uma perfeita Expiação pelos nossos pecados. Não por menos ser posto como doutrina fundamental da fé cristã uma ‘salvação por graça’, como bem expressa o Santo Apóstolo: “... sendo justificados livremente pela Sua graça, pela redenção que está em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs para ser uma propiciação, pela fé no Seu sangue, para demonstração da Sua justiça, pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; para a demonstração da Sua justiça, pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; para a demonstração, digo, da Sua justiça neste tempo presente, para que Ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus” (Romanos 3:24-25).

E se acrescente Efésios 2.4-9: “Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie”.

Nossa Redenção encontra-se em Cristo justamente pelo fato de que ele “se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave” (Efésios 5.2). Não reencontramos nosso lugar ao lado de Deus por méritos pessoais, antes, pela Graça de Deus, a qual, por meio de Cristo, nos reconcilia consigo. Este é o ensino de todo o Novo Testamento. “... Cristo morreu por nós. Muito mais então, sendo justificados pelo Seu sangue seremos salvos da ira de Deus por meio dele.” (Romanos 5:8,9). “... nossa páscoa também foi sacrificada, mesmo Cristo.” (1 Coríntios 5:7). “... Cristo morreu por nossos pecados, segundo a Escritura” (I Coríntios 15:3). “Aquele que não conheceu pecado. Fê-lo pecado por nós, para que nEle fossemos feitos justiça de Deus” (2 Coríntios 5:21). “... ofereceu para sempre um sacrifício pelos pecados” (Hebreus 10:12). “Porque Cristo também sofreu pelos pecados uma vez, o justo pelos injustos, para que nos trouxesse a Deus ...” (I Pedro 3:18). “Cristo nos redimiu da maldição da Lei, fazendo-Se maldição por nós” (Gálatas 3:13). “... foste morto e remiste para Deus com o Teu sangue homens de toda a tribo, língua, povo e nação” (Apocalipse. 5:9).

Foi pesquisando o grande sucesso do filme Chico Xavier, e do fenômeno espírita na mídia, que tive a idéia do título deste artigo. Em minhas andanças na Internet, encontrei uma mensagem de um entusiasta que dizia mais ou menos o seguinte: “Obrigado Chico, por tudo o que você nos ensinou, e para o que tem despertado o Brasil, mesmo de onde você está nos vendo!”. Então, pensei com meus botões: “Chico está nos vendo?”. Bem, o caso é que se eu acreditasse nisto, também teria uma mensagem para este ilustre brasileiro: “Me desculpe a franqueza Chico, mas, ainda que sua filosofia tenha lá suas virtudes, ela não é, e jamais foi cristianismo!”.

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” – João 3.16

13 comentários:

  1. Faltou a opção ( ) Ridículo.
    Problema de vocês se acham que o Espiritismo não é cristão, não é verdade, não é o que vocês acharem. Satanás está fazendo o bem por aí? Está amando, está libertando consciências? Que ótimo! Satanás está seguindo o exemplo do Mestre, com sua caridade infinita? Que ótimo! Ah, eu entrei nesse seu blog porque pesquisei uma imagem de Chico no google, e lá estava a imagem infame e infantil que você usou. Veja o filme Chico Xavier. Leia "As vidas de Chico Xavier". Após ter acesso a essas obras, concluirás que Chico Xavier é mais cristão que você. Muita paz.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Felipe Moreira por ter lido o texto! Voce leu, não leu???

    O fato de Satanás estar fazendo o mal e o espiritismo pregar as boas obras não transforma o Espiritismo em algo vindo de Deus. Os fariseus até achavam estar fazendo algo que agradava a Deus matando aquele "Jesus blafemador" e não estavam. Fazer o bem não é um atributo exclusivo do cristianismo, pois existem muitos judeus, muitos mormons, muitos testemunhas de Jeová fazendo o bem sem olhar a quem e isso não os torna cristãos. O ensinamento de Jesus não esta restrito apenas ao "amai o proximo como a ti mesmo". Em João 6.47 Jesus diz: "Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna." e no verso 51 Ele diz: "Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo".
    Jesus é Deus! Esse é o maior mandamento e foi por isso que os judeus o mataram... os espíritas acreditam nisso??? Jesus é Deus ou é um espirito evoluido??? Chico Xavier precisa de Jesus para ir ao céu ou não??? Jesus é mais importante do que o Chico Xavier ou não para os espíritas??? Tenho pra lá de 1000 perguntas a fazer e sei qual a resposta que vocês vão dar para todas elas... por isso digo de novo... o Chico Xavier nunca foi Cristão assim como nenhum espírita é cristão.

    Leia Hebreus 9:27 - E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo.

    ResponderExcluir
  3. Incrivelmente , pessoas se julgando instruidas levam-se a plenitude tão mediucre , disse em outroras o que direi agora , faça a milesima parte do que o nosso velho chico fez e terá ao menos um minuto da atenção de quem vos fala , se diz realmente cristão , abra os olhos e veja que próprio Jesus Cristo era espirita , lembre-se do milagre da transfiguração e não esquecendo da passagem onde o mestre nos diz que "na casa de meu pai a muitas moradas" e querendo firmar a reencaranação não esqueça das palavras tão celebres onde o mestre relata aos discipulos que Elias que anunciaria Jesus ja teria vindo e eles não o reconhecera firmando que Joao Batista era a reencarnação de Elias .Irmãos do fundo de minha alma , não sejamos hipócritas como outros em outras épocas , pois chico teve a coragem que a maioria de nós nunca tivemos e nunca teremos por egoismo , singularidade , largar tudo e seguir o propósito do bem .
    Muita Paz e amor e quando procurar razão na vida , invente algo que mate a fome de alguem , que retire um sorriso de uma criança aflita ou simplesmente converse com Deus de coração aberto procurando verdadeiramente a razão de nossa existencia.
    Um forte abraço e sejam todos felizes .
    Heraldo Manoel de Souza
    ssouzza2004@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo Heraldo... que bom que voce leu este arquivo... há sempre entre os adeptos do espiritismo uma compreensivel "curiosidade" a respeito do assunto já que não há uma base firme para a crença e nem uma unanimidade estre seus seguidores, por isso eu entendo a busca insesante por respostas concretas a respeito do assunto...

    E AINDA,VOCÊ SABIA QUE...

    Deus determinou que médiuns espíritas fossem mortos? "A feiticeira não deixarás viver" (Êxodo 22:18).

    Sabia que Deus lança fora do Seu povo todos os que vão atrás das práticas do Espiritismo? "Quando alguém se virar para os necromantes e feiticeiros... eu me voltarei contra ele e o eliminarei do meio do seu povo" (Levítico 20:6).

    Sabia que apedrejamento, levando à morte, foi a sentença que Deus proferiu contra os médiuns espíritas? "O homem ou mulher que sejam necromantes, ou sejam feiticeiros, serão mortos: serão apedrejados; o seu sangue cairá sobre eles" (Levítico 20:27).

    Sabia que a feitiçaria, adivinhação, bolas de cristal, quiromancia, etc., estão aliados ao Espiritismo, e todos são igualmente condenados por Deus? "Não se achará entre ti..., adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos" (Deuteronômio 18:10,11).

    Sabia que os cananeus foram destruídos devido à participação no Espiritismo? "Pois todo que faz tal cousa é abominação ao Senhor, e... teu Deus os lança de diante de ti" (Deuteronômio 18:12).

    Sabia que quando Saul, rei de Israel, resolveu ser fiel a Deus, ele limpou da terra todos os médiuns espíritas? "Saul havia desterrado os médiuns e os adivinhos" (I Samuel 28:3).

    Sabia que quando o próprio Saul consultou uma médium espírita, foi porque seus pecados haviam tornado impossível sua comunicação com Deus? "Consultou Saul ao Senhor, porém este não lhe respondeu..."(I Crônicas 10:13).

    Sabia que Saul perdeu o trono e teve uma morte miserável porque essa foi a condenação de Deus por ele ter se envolvido com o Espiritismo? "Assim morreu Saul porque interrogara e consultora uma necromante" (I Crônicas 10:13).

    Sabia que um dos piores pecados que o perverso Manassés cometeu foi o espiritismo? "[Ele] adivinhava pelas nuvens, era agoureiro, praticava feitiçaria, e tratava com necromantes e feiticeiros... para provocar [o Senhor] à ira" (II Crônicas 33:6).

    Sabia que é um insulto a Deus a consulta aos mortos, pois Ele quer que interroguemos diretamente a Ele? "Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos... acaso não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos?" (Isaías 8:19).

    O ESPIRITISMO É UMA FARSA, ANTI-BÍBLICA! UM ENGODO DE SATANÁS...

    ResponderExcluir
  5. Saudoso Pr. Renato , com grande estima envio-lhe meus sinceros agradecimentos pela calorosa resposta , e ainda firmo-lhe mais que certo é que as perguntas que gritam dentro de mim ainda continuam gritando e procuro mais respostas .
    Visto que nosso foco em si é o espiritismo e segundo o senhor uma “doutrina anti cristã” me esclareça para que possa estar um pouco mais próximo do criador.
    Desculpe pelas até arrogantes perguntas , mais há muito venho tentando obter respostas e conscientizar o que esta correto diante de Deus .
    Pois bem , segundo as afirmações que o senhor definiu nas entrelinhas passadas vejo quão menos cristão é o senhor pois definiu inúmeras linhas do velho testamento , por Deus me senti fronte a um judeu , os mesmos que não aceitaram Cristo e o crucificaram . Incrivelmente o senhor citou em varias linhas os livros pertencentes a doutrina judaica , mais especificamente a TORAH (http://www.fatheralexander.org/booklets/portuguese/biblia_sept_2.htm) , bem mais não há problema , vamos ao que mais nos importa , o cristianismo em si , a fé renovada por Jesus , o que veio para criar novos caminhos .
    Erro do espiritismo: Evocar os mortos !!
    Mateus 17:1-8 - Jesus evoca Moisés e Elias perante seus discípulos
    Pergunta : Como pode o pai ensinar um filho que não pode fazer algo , quando ele próprio o faz , como diria ao seu filho que beber é ruim se esta com bafo de alcool ao falar ?
    Erro do espiritismo:: Não existe reencarnação
    Malaquias 4 :4-5 – Deus enviará o profeta Elias para anunciar a vinda do salvador .
    Lucas 1:11-13 – afirmação do anjo gabriel que joao é Elias
    Mateus 17: 11-13 – Jesus diz que Joao Batista era Elias e os discipulos não o reconheceram .
    Pergunta : Como dizer que não existe reencarnação , visto que Elias foi “arrebatado”aos céus e era ser humano comum , como nós !
    Erro do espiritismo : somos salvos pelas ações e não pela graça salvadora ,ajuda ao próximo para alcançar os céus .
    Lucas 12 : 32-34 – a importancia do desprendimento material .
    Lucas 10-25-37 – o verdadeiro cristão – parabola do bom samaritano.
    Mateus 19 :16-21 – O homem rico , a verdadeira riqueza esta nas boas ações .
    Mateus 25 :31-46 – A importancia das boas ações , amar o próximo para obter as riquezas dos céus.
    Pergunta : diante das parábolas aqui descritas , fica inegavel que os dois caminhos para alcançarmos os céus e nossas superações são amar a Deus e a seu próximo como a si mesmo e sem caridade não ha salvação .
    Pr. Renato , mais uma vez mil desculpas pelas perguntas até mesmo arrogantes de minha parte , mais não consigo com essa mesma arrogancia ver Chico como “anticristo” , gostaria que me esclarecesse dentro das palavras do mestre e não no antigo testamento ( visto que estamos nos referindo ao Cristianismo e não ao judaismo) onde Chico esta errado , pois a cada dia o admiro mais ainda , visto que até o presente momento não consigo inverter tal conceito . Sendo o senhor uma pessoa mais esclarecida espero que me ajude nessa jornada .
    Um forte abraço e que Deus o abençoe
    HMS

    ResponderExcluir
  6. Grande Heraldo... voce é curioso e questionador, embora infelizmente perceba que está sendo convensido por pessoas que provavelmente são menos desprovidas de racionício do que você ou no mínino mal intencionadas espiritualmente.

    Argumento contigo pela última vez algumas palavras a esse respeito... escreverei algumas palavras e várias referencias bíblicas... confira em sua bíblia.

    I). Crenças dos espíritas na reencarnação
    Essa crença já era pregada pelos filósofo grego Pitágoras, e foi incorporada por Allan Kardec ao espiritismo.

    A ideia da reencarnação não é bíblica: (Ecl. 12:7 e Hebr. 9:27)

    COMPARE:
    + Mat. 11:10-14 -> resposta: João 1:21
    + João 3:1-12 -> resposta: João 3:6 e Jó 1-12e13 (então sendo assim, só teria que nascer da carne)

    II). Salvação (aperfeiçoamento pela evolução espiritual), através do sofrimento e pelas boas obras. Nunca encontramos esta crença na bíblia e para eles tudo dependem do mérito pessoal acumulado em outras encarnações.

    A Bíblia diz que Salvação é somente pela graça: (João 3:16 / João 6:47 / Isa. 64:6 / Atos 16:31)

    III) Existência de diferentes mundos, para habitação dos vários estágios de evolução espiritual. Conforme o aperfeiçoamento, os espíritos encaminham-se para diferentes mundos. Estes mundos oferecem diversas estâncias para se aperfeiçoarem. Alguns mundos são inferiores, e existe vida, enquanto em outras estâncias a vida é inteiramente espiritual.

    Eles se baseiam em João 14:2, mas como declara a palavra de Deus, só existem dois lugares para onde vão os mortos (João 3:18 e Lucas 23:43)

    IV). Fora da caridade não há salvação (vide ponto 2)

    VI). Deus existe, mas está longe demais, e só se manifesta por meio de espíritos guias.
    a). Os espíritas como os deístas, creem que Deus criou o mundo e não cuida dele, deixando-o entregue as forças próprias.
    b). Na falta de orientação de Deus, os espíritos abrem caminho à necessidade do homem de ser orientado pelos espíritos.

    As seguintes passagens mostram que Deus é acessível ao homem: Hebr. 1:1 / João 1:14 / Isai. 55:6,7 – 59:1,2)

    VI). Jesus Cristo é considerado o espírito que alcançou evolução ou desenvolvimento. Os espíritas só aceitam Jesus como homem evoluído, sendo assim o espiritismo mostra ser um anti-cristo, fazendo a obra do diabo, negando que Jesus é Deus e Salvador.

    Que Jesus é dividido não há dúvidas. A Bíblia mostra abundantes referências a essa verdade. Examinemos então:

    - Jesus é o verbo encarnado – João 1:1
    - Jesus é o Cristo Filho de Deus – João 16:15-17
    - Jesus desceu do céu – João 6:38
    - Jesus e o Pai são um – João 10:30
    - Seu próprio nome mostra sua divindade – Mateus 1:23

    VII) O espiritismo julga-se a terceira pessoa ou terceira revelação, sendo o próprio Espírito Santo prometido por Jesus.
    a) O Espírito Santo, sempre é apresentado na bíblia como uma pessoa de trindade e possuindo atributos de uma pessoa.
    b) Nunca é apresentado como um movimento criado por homens.
    c) Esse absurdo chega ao limite da blasfêmia contra o Espírito Santo, para qual não há perdão.

    Vejamos então algumas apresentações do Espírito para comprovarmos essa realidade bíblica:
    Atributos do Espírito como pessoa:
    - Ele pensa – Romanos 8:27
    - Ele sente – Isaías 63:10
    - Ele tem vontades – Atos 16:6

    O Espírito age como pessoa:
    - Ele ensina – João 14:26
    - Ele convence – João 16:8
    - Ele fala – Atos 8:29
    - Ele intercede pelos crentes – Romanos 8:26

    O Espírito também é:
    - O espírito de Deus – Ezequiel 36:27
    - O espírito de Cristo – Atos 16:6e7

    ResponderExcluir
  7. (CONTINUAÇÃO...)

    VIII) Os espíritas creem que se deve fazer orações pelos mortos e espíritos sofredores
    Para os Kardecistas as orações pelos mortos são úteis, porque vendo eles que alguém lembra deles, sentem-se menos abandonados e aumentam a coragem. Creem eles que as preces podem abreviar seus sofrimentos.

    A Bíblia não ensina isto, em passagens tais como a do Rico e Lázaro (Luc. 16:19-31), principalmente os versículos 22 e 23.

    Observação: O Rico incrédulo havia, do meio do sofrimento, pedido que Lázaro fosse minorar seu sofrimento, molhando a língua, e recebeu essa resposta: "È possível minorar o sofrimento da alma que pareceu condenada, é impossível modificar lhe a condenação." (vers. 26)

    IX). Os espíritas negam a existência do céu, do inferno, e da condenação eterna também de satanás. A Bíblia afirma a existência de todos eles.
    a). A existência do céu – Luc. 23:43 / João 3:12e13
    b). A existência do inferno e penas eternas – Mat. 25:25-30 / Mat. 10:28
    c). A existência do diabo – Mat. 25:41 / Efe. 4:27 / Tia. 4:7
    d). A existência de demônios decaídos que seguem a liderança de satanás. São esses anjos que produzem as manifestações nas mesas espíritas e terreiros de macumba, levando os participantes a acreditarem que estão recebendo espíritos de pessoas falecidas. Vejamos essa classe, mencionada na bíblia: Lev. 17:7 / Mat. 25:41 / Sal. 106:37 / Luc. 4:33)

    ResponderExcluir
  8. parte 1
    Pr.Renato , como o senhor próprio me relatou foi a ultima vez que estendemos o nosso comentário , procurei saber um pouco mais sobre a sua comunidade evangélica , fica os meus mais sinceros parabéns pelas boas ações que o senhor e sua equipe tem feito , fiquei feliz em ver crianças sorrindo nas fotos e trabalhos de boa qualidade a sociedade. Hoje conquistou o meu respeito pelas suas boas ações e minhas mais sinceras repulsas ao que se refere ao assunto Chico Xavier e outros de boa fé, visto que as palavras do próprio mestre nos fora dito "quem não é contra é a favor" muito me admira o senhor agredir uma pessoa que dedicou a vida em beneficio do próximo como tem o feito .
    Se o senhor considera Chico como anticristo , meus mais sinceros pêsames pois não só ele como muitas santas pessoas como Madre Tereza de Calcuta , São Francisco de Assis , Bezerra de Menezes , Nhá Chica , Schindler merecem meu mais sincero voto de respeito , pois levaram as máximas de nosso irmão Jesus Cristo para dentro de seus corações , “amar a Deus e seu próximo acima de tudo”.
    Vejo os caminhos religiosos como uma escola que nos ensina o que devemos ser no nosso dia a dia , hoje quando acordo todas as manhãs peço a Deus que me tire da singularidade e me deixe a cada dia mais amante ao próximo , levando como exemplo o meu velho e tão amado Chico . E quando desencarnar consiga ter em minhas mãos o peso de 1% da bondade destes tão amados irmãos.
    Sinto em informá-lo que muito pouco respondeu as minhas perguntas e ainda os questionamentos que fez diante da doutrina espirita foram totalmente infundadas, relembrando o dito anteriormente ;
    Pr. Renato - A idéia da reencarnação não bíblica :
    Heraldo – Parecendo que houve uma dificuldade em consultar a sua bíblia vou ter um pouquinho mais de trabalho e passar diretamente para as respectivas entrelinhas ;

    Malaquias 4 :4-6 – Deus enviará o profeta Elias para anunciar a vinda do salvador .
    4-Lembrai-vos da lei de Moisés, meu servo, que lhe mandei em Horebe para todo o Israel, a saber, estatutos e juízos.
    5-Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR;
    6-E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição.

    ResponderExcluir
  9. Caro Heraldo... como o comentário enviado continha "6 páginas" não achei interessante publicá-lo sob o cuidado de que este BLOG não vinhesse a se tornar o "blog do Heraldo" e nem se tornar um lugar de disseminação de "suas" ideologias. Porém, por respeito li todo o comentário enviado com cuidado e percebi que o amado esta mesmo disposto a interpretar a Bíblia de modo a "achar" nela algo que prove a Herética, fraca e falha teoria (doutrida) do espiritismo...

    Confesso que pensei em parar a leitura quando li: "nosso (irmão) Jesus". Mas, respirei fundo e continuei a leitura para ver a quantas anda a cegueira espiritual de meia duzia de seguidores de Chico (farsa) Xavier.

    Ele de fato foi um grande instrumento nas mãos do diabo para que ele pudesse criar este nivel de fidelidade em seguidores nescios. Lamento pelo que li e ainda mais pelo fato de sendo voce uma pessoa esclarecida ainda nao tenha enxergado o burado sem fim em que voce esta entrando.

    NÃO, Jesus não é nosso irmão... Ele é nosso PAI, nosso Único Deus e NÃO, Chico Xavier também não é nosso irmão, porque ele não quis ser filho de Jesus.

    Vendo que esta discussão não vai chegar a nenhum lugar, sugiro que encerremos o caso e me comprometo a orar para que Deus possa te fazer entender o Seu plano e o Seu propósito...

    Te desejo felicidades ao lado de Cristo o autor e o consumador de nossa fé...

    Fica com Deus Heraldo e que Jesus (O Pai) te abençoe...

    ResponderExcluir
  10. Irmão Heraldo,

    Parabéns pela sua humildade! Parabéns pelo seu empenho em estudar as verdades teológicas com tanta humildade e lucidez. É louvável o seu esforço em defender a Doutrina Espírita. Mas, muitas vezes, não adianta o muito falar a quem já cristalizou suas crenças. Devemos respeitar o tempo de cada um. Na minha jornada por este planeta, nesta existência, tenho visto o espiritismo incomodar muitas pessoas e sempre receber ataques de várias instituições religiosas e seus adeptos. Nunca vi o espiritismo ter uma sequer iniciativa em criticar as crenças de tais instituições. Sempre vejo é ser atacado, e quando precisa comentar sobre os pensamentos divergentes, é em defesa própria e com a humildade, paciência (ciência da paz), tolerância e até mesmo abertura ao debate como o irmão mesmo se propôs. É um espírita ou outro (ou que se diz espírita) que respondem às criticas com arrogância, prepotência e até mesmo ofensas, mas em geral, o que vejo é sempre a sua postura nobre e respeitosa diante de tais críticas por vezes tão acusatórias e condenatórias.
    à vc, quero expressar minha admiração. Ao Cristo Jesus quero deixar a minha devoção, pois ele é sim o nosso Deus!!

    Grande abraço,

    Ludmylla

    ResponderExcluir
  11. Pr. Renato,

    Em primeiro lugar, quero parabenizá-lo por buscar algum conhecimento sobre a Doutrina Espírita para postar o texto e argumentar com o Heraldo. Mas gostaria de esclarecer algumas coisas como uma pessoa que já está na jornada de estudos por alguns longos anos: A Doutrina Espírita é uma doutrina filosófica e religiosa que requer muito estudo para ser compreendida. Quanto mais eu estudo, mais vejo o quanto ainda preciso estudar (principalmente a Bíblia). Então, acreditando que o senhor tenha lido o Livro dos Espíritos, digo que este livro é um dos livros que formam o Pentateuco, é a codificação do espiritismo muito resumida, e como já comentei no blog do qual o sr. retirou o texto, não é nem a ponta do iceberg para alguém que queira compreender o espiritismo.
    Questão: os espíritas não acreditam que Jesus é Deus?
    Lógico que acreditamos! Num primeiro momento, um espírita sem muito estudo pode até ver Jesus apenas como um irmão. Mas quem estuda de verdade, sabe que ele é o Senhor! Que Ele governa o nosso mundo, que é Dele toda a Glória de Deus, que sem Ele não conseguiremos a Salvação. Que Ele é o caminho, a verdade e a vida. Nós, seres aqui encarnados, não somos nem o dedinho mindinho de Jesus. Mas podemos nos tornar um dia, "Vós sois deuses" (Salmo 82:6, João 10:34).

    Gostaria também de deixar o meu testemunho quanto à contribuição do espiritismo na minha fé em Deus e na minha fé na Bíblia:
    Fui criada numa família Católica, ia à missa, fiz a catequese, mas quando cheguei numa fase escolar em que a Ciência e suas descobertas confrontam os ensinamentos bíblicos, decidi que a ciência que me trazia prova materiais estava certa em detrimento da Bíblia. Foi um grande equívoco meu, lógico. Mas eu era muito jovem ainda e não tinha uma visão mais aberta para fazer uma análise crítica que me ajudasse a compreender melhor todo aquele confronto de ideias.
    Quando descobri o espiritismo e comecei a estudá-lo voltei a crer nas verdades bíblicas (Gênesis, principalmente), pois a doutrina me trazia argumentos racionais e inteligíveis de que tudo aquilo que está na bíblia aconteceu mesmo! E agora eu creio por toda a minha vida, pois a fé inabalável é a fé racional!
    Com estudos mais aprofundados, passei a praticar a caridade, e com a prática da caridade, passei a SENTIR a fé racionalizada. Hoje eu sinto a fé e sei que sem Jesus, sem Deus, eu não sou nada!

    Caro irmão, não quero com isso convencer ninguém e, longe de mim, querer converter alguém ao espiritismo. Admiro e respeito todos os meus irmãos que propagam os ensinamentos do Cristo, e se praticam então, aí que eu me curvo mesmo! Como disse o irmão Heraldo, o importante é que o senhor vive o Cristo, nas suas práticas de auxílio ao próximo, e quem sabe, ainda não nos encontramos e nos damos as mãos para unirmos forças no auxílio aos mais necessitados, em nome do amor de Deus e do amor do Cristo!
    Parabéns pelo blog!

    Um grande abraço,

    Ludmylla de Jesus Moura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ludmylla, que bom receber a visita de pessoas tão educadas neste blog. Quero fazer um acordo contido... como todas as minhas posições foram postadas anteriormente para explicar ao Heraldo, então vou me deter apenas em agradecer sua cooperação para o debate. Quaisquer duvidas é só ler os inumeros textos postados anteriormente. Abraços, Pr. Renato Campos

      Excluir
  12. Pr. Renato Campos,

    Antes de postar o meu comentário anterior, eu já havia lido todas os comentários do Heraldo e as explanações do senhor, com muita atenção.

    Obrigada.

    Um grande abraço fraterno.

    Ludmylla de Jesus Moura

    ResponderExcluir