segunda-feira, 31 de maio de 2010

Esse evangelho tão impessoal!

Parei para refletir profundamente sobre muitas coisas nesses últimos dias e em muitas coisas que foram esquecidas pela igreja de Deus. Uma dessas coisas, a mais importantes de todas: "o amor ao próximo".

O "próximo", na Bíblia, não faz referência à distancia que alguem está de nós e sim a condição humana identica que ela também possui assim como eu e você. Não significa apenas a pessoa que está ao nosso lado, mas também aquela que está longe, e sofre as mesmas mazelas do pecado que nós sofremos. Aquela pessoa que não tem o que vestir, não tem o que comer, não tem para onde ir, não tem quem a ouça, sequer quem a ajude.

O "próximo" é aquela pessoa que está dormindo na praça, debaixo de jornais para se aquecer do frio. Aquela pessoa que está sentada na calçada pedindo apenas uns míseros trocados para que possa ter o que comer até o fim do dia, aquela que chora sozinha no leito de um hospital sentindo dores terríveis e que não tem ninguém para confortá-la neste momento de desespero, enfim, aquela pela qual eu deveria exercer empatia cristã e ao me colocar em seu lugar sentir uma necessidade "divina" de ajudá-la nem que seja com palavras.

E a igreja cristã, ao contrário do que Jesus ensinou, passa ao largo como os sacerdotes e escribas daquele tempo. Essa mesma igreja hoje em dia tem vergonha de ser comparada ao bom samaritano da parábola de Jesus. - O "servo de Deus" deve ser rico em todos os sentidos para viver sempre uma vida de conforto e ostentação! - Devem pensar alguns...

Os espíritas e católicos, mesmo que por motivações erradas, têm orfanatos e asilos para cuidar das crianças e idosos. Quantas de nossas igrejas cristãs verdadeiras fazem a mesma coisa? Sua igreja esta preocupada apenas com os sãos???

Alguns dias atrás lí sobre uma grande denominação que se diz cristã que arrecada cerca de um 700 milhões de reais em dízimos por ano. Mas o que se faz com esse dinheiro arrecadado? Constróem-se escolas, orfanatos e asilos? Compartilha-se parte entre os irmãos que estão precisando ou espera-se que o irmão necessitado apenas tenha mais para dar? Sabemos que a cada dia são construídos novos "mega-templos", em uma grande demonstração de que o cristianismo moderno está muito preocupado com o material e quase nada com o ser humano, com o próximo.

"Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus" (Mateus 5:20)

- Parafraseando: se a nossa justiça não exceder a dos espíritas e católicos, de modo nenhum entraremos nos reinos dos céus.

Abraços calorosos

Pr. Renato Campos
Igreja Batista Litoral Ágape
"Ler a Bíblia é muito mais do que conhecer uma lei, saber de uma história, entender um Deus, é refletir profundamente e entender sobre as maiores necessidades humanas e o quanto Deus se esforçou para suprí-las para nós, no quando Ele é um Pai amoroso".

Nenhum comentário:

Postar um comentário