sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

VOU ABRIR "PARÊNTESES" AQUI...

ACHEI HOJE A SEGUINTE NOTÍCIA NO BLOG DO ANIMAL DO SITE DA GLOBO.COMGorila passa por cirurgia rara na HungriaPor causa de uma suspeita de câncer no útero, a gorila Liesel, do zoológico de Budapeste, na Hungria, teve de ser operada. Ela tem 32 anos e é a mais velha entre os primatas do parque. Mas depois de dar à luz a três filhotes, Liesel não consegue mais engravidar desde 2000.

A cirurgia durou três horas e nenhum tumor foi encontrado. A gorila foi operada por uma equipe de cirurgiões de um hospital de Budapeste, que foram assistidos pelos veterinários do zoológico. Liesel teve de ser totalmente sedada e vai ser mantida em observação, separada dos outros gorilas, por mais uma semana.

Embora os gorilas tenham uma anatomia muito semelhante à dos humanos, operações nesses animais são extremamente raras no mundo e esta foi a primeira vez que uma ocorreu na Hungria.

==========================================

COMO MEU BLOG FALA SOBRE DEUS E AQUILO QUE ELE DISPENSA AMOR, ACHEI IMPORTANTE CHAMAR ATENÇÃO PARA ALGUNS FATOS DESSE MOMENTO TÃO DOLOROSO DESTE ANIMAL AMADO POR DEUS.

Algumas considerações:

Extremamente viável fazer um procedimento cirúrgico para retirada de tumor, porém, não teria sido mais fácil aos profissionais e menos doloroso à fêmea se tivessem realizado exames de imagem (ultra-som, tomografia e ressonãncia), ou até mesmo biópsia antes de optar por uma laparotomia exploratória? A reportagem não esclareceu se era experimental ou para trabalho cintífico. Também, não esclareceu quanto ao nome do tumor (qual??) que possivelmente era a suspeita médica???

Nas fotos observamos situações em desagrado:
1- a anestesista sem gorro no cabelo ( altamente contagioso)
2- a anestesiata com a mesma roupa cirúrgica antes da antissepsia e após (?????)
3- Os aventais cirúrgicos dos cirurgiões completamente desatados, correndo o risco de cair sobre a lesão aberta e causar contaminação
4- uma xícara próxima aos materiais estéreis sobre o armário

==========================================
- DE FATO O QUE OS MÉDICOS E VETERINÁRIOS QUERIAM ERA ELIMINAR O PROBLEMA OU CAUSAR AINDA MAIS DOR PARA ESTE ANIMAL????
- OS MÉDICOS ESTAVAM TRATANDO O "PACIENTE" COMO ALGUÉM REALMENTE IMPORTANTE???
- ELES ESTAVAM PREPARADOS PARA ISSO OU ERAM INEXPERIENTES???

TIREM SUAS CONCLUSÕES, PORQUE PARA UM BOM ENTENDEDOR UMA IMAGEM BASTA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário