quarta-feira, 23 de julho de 2008

Missionários batistas fundem igrejas

Duas comunidades uniram forças para potencializar a evangelização e, a partir de amanhã, passam a ter um único templo

Lígia Ligabue

Uma ação comum no mundo dos negócios foi a saída adotada pela Associação Batista para o Evangelismo Mundial para potencializar a evangelização em Bauru. Os missionários decidiram fundir as duas igrejas da associação que existem na cidade. A Comunidade Batista, localizada na rua Luís Aleixo, no Higienópolis, e a Vida Nova, no Jardim América, foram reunidas em um único templo. A nova igreja, chamada Comunidade Batista Vida Nova, foi instalada na quadra 11 da avenida Duque de Caxias e terá o seu primeiro culto na noite de domingo.

Os pastores Timóteo Blazer, David Smallman e Bill Spoelhof explicaram à reportagem do Jornal da Cidade que o grupo de missionários chegou a Bauru no início da década. Em 2001, foi fundada a igreja Vida Nova e a Comunidade Batista, no ano seguinte. “Nós avaliamos a situação e optamos pela união como opção para melhor utilizar os recursos”, observa Smallman. Atualmente, cerca de 140 pessoas freqüentam as duas igrejas.

Smallman explica que a intenção dos missionários é que a igreja de Bauru adquira maior autonomia. “E como esse processo estava lento ocorrendo em dois lugares diferentes, resolvemos juntar para deixar mais firme”, explica. Para eles, os fiéis aprovaram o processo de fusão. “É como um casamento, devemos fazer alguns ajustes, alguns comprometimentos”, pondera Spoelhof.

Além do culto de domingo, a igreja mantém reuniões de oração às terças-feiras e encontro de adolescentes aos sábados. “Também temos grupos de universitários e solteiros. E durante os dias da semana, pequenos grupos se reúnem em suas casas”, explica Blazer.

Após sete anos em Bauru, Smallman avalia que muitos procuram a igreja para conhecer e apenas alguns acabam se comprometendo. “Mas quem fica, tem um processo de crescimento muito forte”, observa. Spoelhof lembra que ao chegar em Bauru, os missionários não conheciam ninguém na cidade. “Começamos com pequenos grupos de estudos bíblicos e prosseguimos”, recorda.

Os planos da igreja, revela Blazer, é expandir em Bauru e na região. O objetivo é deixar o templo da cidade como uma igreja mãe e seguir o trabalho de evangelização na área de Jaú e Marília. “Nosso estilo é mais informal, descontraído. Preferimos usar mesas ao invés de fileira de banco. Temos músicas mais vivas e atividades interativas. E buscamos aplicar a bíblia de forma bem prática”, explica Smallman.

Ele e Spoelhof são americanos, mas há anos moram e evangelizam no Brasil. Já Blazer é brasileiro e foi criado no Nordeste. Filho de americanos, foi para os Estados Unidos estudar e quando voltou, começou a sua missão em Bauru.

Smallman morou em Manaus dos 5 aos 13 anos e depois de passar dez anos nos Estados Unidos, veio para Bauru. “Em termos de carreira missionária, fiz tudo aqui”, conta. Spoelhof trabalhou no Alto Solimões, no Amazonas, durante a década de 80. Depois atuou em São Paulo e veio a Bauru. Seus dois filhos são brasileiros. “Temos o Brasil no coração”, afirma Smallman.


• Serviço

A nova igreja Comunidade Batista Vida Nova fica na avenida Duque de Caxias, 11-28. Telefone (14) 3214-6015.

FONTE: Jornal da Cidade de Bauru

Nenhum comentário:

Postar um comentário