segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

O Verdadeiro Natal!

Foi para salvar o mundo que Jesus veio!
E é por isto que o Natal, o verdadeiro Natal, é uma festa do mundo inteiro.

Quando Jesus nasceu em Belém da Judéia, Maria sabia já que aquela criança seria única e excepcional. Tinha sido prevenida de tal: "Este será grande e será chamado filho do Altíssimo; o Senhor Deus lhe dará o trono de David seu pai" (Luc. 1:32).

Todos os acontecimentos, algo estranhos, à volta do nascimento do seu filho, em nada a espantaram, desde o seu nascimento na estrebaria da cidade repleta por causa do recenseamento, passando pelo súbito aparecimento dos pastores que vieram para adorar o menino, testemunhando que anjos que lhes haviam anunciado o acontecimento, que também tinham cantado nos céus, nem tão pouco se surpreendeu com a visita dos magos, que soube guiados por uma estrela desde o longínquo oriente.Nada disto lhe causou admiração porque, o mais estranho, mais maravilhoso e sobrenatural, já acontecera: - sem marido, sem que tivesse tido uma relação sexual, ficara grávida, exatamente como o anjo predissera. Se isto lhe tinha acontecido, tudo o que acontecesse depois, por mais estranho que parecesse, jamais lhe causaria espanto, antes serviria apenas para guardar e conferir em seu coração!

Mas o fato deste menino ter nascido de modo fora do comum, não o isenta da sua humanidade. Não o torna um semi-deus, ou uma figura fantástica ou fictícia. Não é o filho de Deus e de Maria, mas é unicamente o Filho de Deus, encarnado no ventre de Maria!

Não me peçam para explicar melhor, pois só entendo este milagre através da fé, mas certo é que Jesus Cristo foi "nascido de mulher e nascido sob a Lei" (GI 4:4). Era portador de uma vocação espiritual, executor consciente de um plano de salvação, mas era ao mesmo tempo homem sujeito às mesmas emoções, e padecimentos que nós, "Pelo que convinha que em tudo fosse feito semelhante a seus irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso e fiel nas coisas concernentes a Deus, a fim de fazer propiciação pelos pecados do povo." (Heb. 2:17), apenas com a exceção de que Ele seria "sem pecado" (Heb.4:14).

Seu nome começa por ser a revelação do caráter da sua missão. Seu nome, interpretado do hebraico, significa "Jeová salva" e na realidade foi esta referência que o anjo fez acerca de Jesus, quando o anunciava a José: "ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados." (Mat. 1:21)

Pergunta-se: "que povo veio Ele salvar?" Muito embora os seus discípulos e o povo em geral alimentassem a esperança de que vinha restaurar o reino de David, Jesus nunca declarou publicamente essa intenção. João explica isso no versículo de ouro do Evangelho que escreve: "Deus amou o mundo de tal maneira"Foi para salvar o mundo que Jesus veio! E é por isto que o Natal, o verdadeiro Natal, é uma festa do mundo inteiro.

Ainda que seja desvirtuado o seu real significado, sempre haverá alguém que amará celebrar o Natal com verdade e com Jesus Cristo!É com tristeza que percebemos a cada ano o natal se distanciando do seu verdadeiro sentido. Este momento que seria para orações, reflexão, e sobretudo, manifestações de gratidão a Deus transforma-se em um período para o exercício da cobiça, satisfação da concupiscência, tudo isto em um envolto, em um frenesi estressante que culmina em bebedice e gula. Tudo isto centralizado na figura gorda e simpática do Papai Noel. Assim, o evento mais importante que já se passou na terra, a vinda do filho de Deus, fica esquecido em meio ao materialismo e egoísmo humano. Este natal não muda nada, é somente mais um programa para preencher o calendário do ano e satisfazer a fome insaciável do capital pelo lucro. As musiquinhas, o colorido, tudo parece hipnotizar a multidão de pessoas vazias e carentes de sentido e afeto. Levadas a cada ano a comprar, muitas vezes, acabando em um verdadeiro desperdício.

O natal é Jesus. O filho de Deus nascendo em nossos corações. A vida estava nele e esta era a luz dos homens. (Jo 1:4) Ao conhecer Jesus e recebê-lo como Senhor experimentamos a alegria e a paz que nenhum outro natal poderia dar. Ele disse a samaritana: Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede, pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte que jorra para a vida eterna. (Jo 4:14)

Assim convidamos você a ter um tempo de reflexão para que possa entender e experimentar o verdadeiro natal: Jesus Cristo, o filho de Deus.“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3:16).

É necessário o Natal: porque este Jesus há quase dois mil anos nascido, merece um lugar e um reconhecimento em cada vida!É importante que aqui seja Natal, em toda esta América. Que seja Natal na África, na velha Europa; que na Ásia seja também Natal, que ainda seja Natal na Oceania e na Antártida.

Que seja Natal nos navios que cruzam todos os oceanos e nos aviões que rasgam os céus!
Que seja Natal! Viva o Natal! Feliz Natal!

Feliz natal com Jesus.

2 comentários: