segunda-feira, 10 de novembro de 2008

O HERÓI DE MISSÕES NA ERA MODERNA!!!

O fundador das missões modernas foi o inglês Guilherme Carey (1761-1834). Era sapateiro e autodidata. Em 1789 tornou-se Pastor Batista. Acumulou grande erudição no conhecimento das línguas orientais, principalmente sânscrito e bengali.

Carey havia se convertido a Cristo aos dezoito anos e passou a estudar a Bíblia. Ele escreveu um tratado em que dizia que o cristão tem a obrigação de buscar meios para a conversão das pessoas. Não basta apenas pregar, é preciso abrir diálogo para que as pessoas entendam a mensagem em seu próprio contexto cultural.

Na época, o pensamento calvinista havia convencido muitos líderes cristãos de que a conversão em outros povos não necessitava do esforço missionário. Afinal, se Deus elege uns para a salvação e outros para a perdição, diziam, então Ele mesmo traria os pagãos a Cristo no tempo que quisesse. Essa mentalidade distorcida havia praticamente exterminado o esforço missionário daquela geração. Mas Carey, como estudante da Bíblia e através de uma análise metódica do mundo e da história dos esforços cristãos na propagação do Evangelho, estava livre dessa influência limitadora e afirmava em Cristo que o reino de Deus tem de ser proclamado!

O sermão de Carey em 31 de maio de 1792, em Isaías 54.2-3, aos líderes batistas em Nottingham se tornou um marco para a obra missionária moderna porque suas duas ênfases – ‘Realizar grandes coisas para Deus’ e ‘Esperar grandes coisas de Deus’ – tocaram tão profundamente o coração do povo batista que, quatro meses mais tarde, constituíram a Sociedade Missionária. E em junho de 1793 o próprio Guilherme Carey partia para a Índia com a família como o primeiro missionário da Sociedade.

Carey trabalhou nas seguintes diretivas: 1) a pregação do Evangelho de-veria ocorrer através de todos os meios possíveis; 2) a distribuição da Bíblia para o povo reforçaria a pregação; 3) a Igreja deveria ser estabelecida o mais depressa possível; 4) o estudo das tradições e do pensamento do povo ajudaria na contextualização da mensagem; 5) a preparação de obreiros da própria cul-tura deveria acontecer prioritariamente.

O objetivo de William Carey era que Igrejas fossem plantadas no mundo todo. Ele sabia das dificuldades, mas reconhecia a grandeza de Deus como o Senhor da Obra. Morreu a nove de junho de 1834, mas deixou seu legado e o desafio missionário: podemos vencer as limitações e barreiras e realizar grandes coisas para Deus! Quem sabe um novo tempo na Obra Missionária esteja se abrindo para nós? Ore por isso. E que Deus nos abençoe!

Pr. Renato Campos
Igreja Batista Litoral Ágape

Nenhum comentário:

Postar um comentário