quarta-feira, 7 de maio de 2008

HÁ TEMPO DE GUARDAR E TEMPO DE JOGAR FORA

(Eclesiastes 3.6 b)
Como aonteceu no site (www.ibla.org.br) imaginei que iria acontecer no BLOG também. Fiquei em dúvidas quanto ao que escrever no blog neste mês, já que, no mês de maio comemoramos o mês da família. Esse conflito foi amenizado, quando encontrei um texto escrito pelo Pr. Lutero há quase dez anos. Gostaria então, com as devidas adaptações, compartilhar com os irmãos, uma reflexão que pode abranger tanto a nossa vida comunitária como Igreja, quanto nossa vida familiar.
Existem pessoas que têm o hábito de guardar o que deveria ser eliminado há muito tempo. Chega um momento em que certas coisas começam a sobrar em nossa vida, então o que temos a fazer é separar o que é realmente importante, daquilo que é lixo.
Em se tratando de “lixo espiritual ou emocional” a coisa é muito mais séria. Esse tipo de lixo esfria a fé, nos afasta de Deus, atrai o pecado, traz o mau hábito, muda o comportamento, altera nossa personalidade, mancha nossa moral, distancia os bons amigos, separa irmãos, leva o rancor para dentro dos relacionamentos familiares.
O texto citado nos ensina que: há um tempo determinado, há tempo para todo propósito debaixo do céu. Precisamos desta forma, ter discernimento para fazermos a coisa certa no momento certo. Sabe por quê? Tudo o que for feito antes do tempo é precipitação (quanta precipitação nas palavras e ações...), e tudo o que for realizado depois do tempo pode não ter um grande proveito (quantas oportunidades perdidas...).
Mas o que devemos guardar? Creio que em Filipenses 4.8 encontramos a resposta. Devemos guardar tudo o que é: verdadeiro (a mentira não pode controlar nossa mente e coração), respeitável e justo (ou seja, tudo o que é digno de respeito e correto), puro (pureza moral, de coração), amável (belo, atraente), de boa fama (o que é digno de ser comentado, compartilhado), e finalmente tudo o que tem virtude e louvor (se tem virtude servirá de motivação para nos aperfeiçoar; e se tem louvor, é digno de ser recomendado a outros).
O que devemos jogar fora? A mágoa, ressentimento, ódio, dúvidas, maledicências, fofoca, calúnia, contendas, orgulho, dureza de coração, incredulidade; enfim, tudo o que é desprezível, contrário à vontade de Deus estabelecida em Sua Palavra, tudo o que é lixo, impróprio e indevido. Nada disto pode ter lugar em nossa vida Comunitária e familiar.
Sejamos sinceros: como temos dificuldade de jogar fora, de desfazermos dessas coisas nocivas à fé, à saúde e relacionamentos... Porém precisamos entender, que duas coisas antagônicas entre si não podem ocupar, ao mesmo tempo, o mesmo lugar. Ou a sujeira expulsa a limpeza, ou vice-versa.
Gostaria que, em nome de Jesus, a Família de Deus, “Uma família vivendo e pregando o Evangelho de Cristo”, pudesse entender que o lixo espiritual traz consigo conseqüências danosas, que acabam afetando todas as áreas de nossa vida. Desta forma, é chegado o tempo de Jesus fazer uma faxina em nossas mentes e corações. Hoje é o tempo oportuno.
A minha oração é que agora seja um tempo de refrigério, renovo e revitalização para a nossa Igreja, que é claro, é constituída por famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário